NOTÍCIAS

Notícia Unimed Dracena | 05/08/2019

AGOSTO DOURADO

Há 20 anos, nos dias 1 a 7 de agosto, comemoramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno, mas durante todo o mês esse assunto recebe grande ênfase com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

A campanha leva o nome de Agosto Dourado em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno, que fornece todos os nutrientes que a criança precisa para o desenvolvimento saudável. A amamentação traz vantagens emocionais, sociais, ambientais, econômicas e de saúde para toda a sociedade.

Amamentar é natural, mas não é algo fácil. Exige muita dedicação. Não existe alimento melhor para o bebê.

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo nenhum outro alimento capaz de substituí-lo.

Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é de que o aleitamento materno seja exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, após, juntamente com a introdução alimentar, recomenda-se que seja estendido até 2 anos ou mais.

Acreditamos que o “Agosto Dourado”, confere maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos.

AMAMENTAÇÃO, essa iniciativa vale ouro!